Desembaraço Aduaneiro

Estamos Conectados

Como nós
Podemos lhe ajudar

O Grupo Contínua atua em todas as etapas do processo de importação e exportação, desde o momento da coleta da mercadoria junto ao fornecedor/exportador até o seu destino. Todo o processo é conduzido por um time especializado em logística sendo acompanhado constantemente pelo cliente. 

Estamos aqui para lhe ajudar

Quer saber mais sobre o desembaraço aduaneiro?

Desembaraço aduaneiro: o que é?

Qualquer processo de importação ou exportação envolve esse procedimento, que libera a entrada ou a saída de mercadorias do território brasileiro.

O desembaraço envolve a verificação de documentos e dados declarados do exportador, a fim de confirmar que a importação está de acordo com o que determina a legislação.

Ele é a última etapa do despacho aduaneiro, já que este verifica se está tudo correto e, em caso de inexistência de irregularidades, a fase seguinte é autorizada.

Como funciona desembaraço aduaneiro?

Assim que o pedido feito pelo importador chega à alfândega, entra em uma lista de espera.

O primeiro passo é a conclusão da conferência aduaneira, que tem por finalidade identificar irregularidades.

Se estiver tudo correto, inicia-se o desembaraço propriamente dito.

Ele é feito no Siscomex, sistema que contempla o registro, o acompanhamento e o controle de todas as operações de comércio exterior.

Com o desembaraço já cadastrado, o pedido é efetivamente expedido e entregue ao importador.

“Fiz o processo de Desembaraço Aduaneiro com a Contínua e ocorreu tudo muito bem, pessoal atencioso e que sabe o que está fazendo.”

Renato Pereira

tudo em 3 passos

Vou te explicar

Vale a pena destacar que todo esse processo abrange o desembaraço alfandegário (liberação da mercadoria na alfândega), despacho aduaneiro (atividades executadas pelo fiscal para que o produto seja liberado) e o desembaraço em si (que é a autorização e entrega do item ao importador).

Os documentos necessários para todos esses procedimentos estão disponíveis no site da Receita Federal e você pode verificar todos os manuais aduaneiros, além de sanar possíveis dúvidas.

01

Primeiro Passo

Os produtos chegam à alfândega, em aeroportos ou portos, e ficam em uma fila de espera para a verificação de regularidade

02

Segundo Passo

Logo em seguida é feito o cadastro no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX)

03

Terceiro Passo

Com o registro no sistema, é emitido o comprovante pela Receita Federal, liberando o produto para entrada ou saída do Brasil.

Saiba mais, entre em contato com o nosso time comercial.

Clique no link abaixo e fale conosco, estamos lhe esperando.